quarta-feira, 8 de junho de 2016

                                                                  A autoestima
A autoestima é a visão que se tem de si mesmo e os e os julgamentos que fazemos a respeito desta. O julgamento dessa autoimagem pode ser positivo ou negativo. Sendo positivo, permite que a pessoa viva bem consigo mesmo, mas se for negativa, dá origem a uma série de sofrimentos.
Para que a autoestima seja elevada precisamos nos amar; nos amar, apesar das nossas imperfeições, sim, imperfeições! Todos nós temos qualidades boas e outras nem tanto e isso faz a nossa essência, faz com que sejamos ÚNICOS!
Quando temos amor próprio, podemos compreender que apesar das adversidades da vida, ou de alguns fracassos, Nós somos CAPAZES! Quando a visão que temos de nós mesmos é positiva, uma força interna nos impulsiona a seguir em frente e não desistir.
Por outro lado, aqueles que possuem uma visão distorcida e fragilizada de si mesmo, muitas vezes acabam se sabotando e permitem que seu medo seja maior do que a realização dos seus sonhos, por acreditarem não ser competentes o suficiente para conseguir concretiza-los, não possuem a autoconfiança necessária para driblar os obstáculos da vida.
Parte da construção da autoestima depende também da maneira como a família enxerga o indivíduo e oferta-lhe amor. Se os pais são capazes de valorizar as potencialidades da criança, dar carinho e apoio quando por ventura fracassarem e apresentam esse fracasso como uma consequência possível, mas não o torna o “fim do mundo”, ou ensinam a criança que é melhor correr atrás dos seus sonhos mesmo que no caminho possam haver frustrações, do que ficar com medo e se paralisar.
Se os pais tiverem esse tipo de sensibilidade, estarão construindo uma base para a autoestima que provavelmente se constituirá e maneira saudável. Ora, lembre-se! A criança tem seus pais como modelo e acredita no que dizem a ela, se lhe é dito que ela é capaz, então ela pensará: sim eu sou CAPAZ!
No entanto, há aqueles que apresentam uma baixa na autoestima, o que lhes trazem sofrimento. Então, nesses casos é importante procurar uma ajuda. A psicoterapia é um bom começo para ajudar na descoberta de si mesmo e de suas capacidades para que enfim possa desfrutar da vida sem medo de ser feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário